Últimas Notícias

Suco de limão – 5 sucos de limão e seus benefícios para o corpo

limão é riquíssimo em nutrientes que são benéficos para a saúde. Por essa razão, o seu consumo está intimamente relacionado à prevenção de doenças diversas, sendo considerado uma das frutas mais poderosas de todas, um grande amigo da nossa saúde. Além da elevada concentração de vitamina C, o limão possui pouquíssimas calorias e fornece outros nutrientes não apenas na polpa como também na casca, e por essa razão, deve ser utilizado na alimentação cotidiana.

Suco de limão: benefícios para a saúde
Embora seja uma fruta rejeitada por muitos devido ao seu sabor azedo, o uso do limão na alimentação diariamente pode trazer diversos benefícios para a saúde, pois o limão previne e também auxilia no tratamento inúmeras doenças. É certo que o limão é bastante conhecido como uma fruta cítrica rica em vitamina C, mas também contém outros nutrientes como as vitaminas A e vitaminas do complexo B, além de minerais como o cálcio, ferro, fósforo, iodo e magnésio.

E é essa sua elevada taxa de vitaminas e demais nutrientes que faz o limão possuir propriedades curativas, ajudando a reforçar as defesas do organismo e a combater várias doenças.
Uma das melhoras formas de consumir limão diariamente é preparando uma deliciosa limonada. Veja algumas sugestões de preparo desse suco.

1.  suco de limão

A limonada certamente é um dos sucos naturais mais queridos, bem como o tradicional suco de laranja. Porém, nem todos sabem fazer uma limonada realmente saborosa. Muitas limonadas ficam com um sabor amargo que não adianta tentar resolver adicionando mais açúcar porque não melhora. O limão é bem ácido e fazer uma boa limonada requer cuidados especiais para que ela não fique com esse amargo detestável.
como fazer suco de limão

Para fazer um bom suco de limão e a limonada não amargar, primeiramente, você deve verificar se a fruta está em bom estado. Escolha frutas frescas e maduras. O limão não deve estar muito duro e nem muito mole, pois o limão duro significa que ele não tem caldo e as frutas muito moles provavelmente estão entrando em processo de decomposição e também devem ser evitadas.
Outra dica importante para o preparo de uma boa limonada é que seja utilizado a quantidade adequada de limões para cada litro de água. Para cada litro de água, o ideal é usar entre 3 a 5 limões.
Para que a sua limonada não amargue, opte por espremer o suco dos limões ao invés de bater no liquidificador. Esprema manualmente e não esprema até o final para que o sumo contido na casca não chegue ao suco.


Mas se quiser fazer a limonada com a casca, bata o limão com casca no liquidificador, porém, antes de bater, parta ele em quatro partes e remova as sementes e a parte branca do meio. E, importantíssimo: bata por pouco tempo para evitar que o suco fique amargo. Cinco a dez segundos bastam. Depois, acrescente água e açúcar a gosto. O ideal é beber o suco na hora.

Deixar na geladeira para ingerir depois faz com que a limonada inicie um processo de oxidação e consequentemente o sabor do suco se modifica, revelando o indesejável sabor amargo.
O suco de limão pode ser adoçado com mel, açúcar refinado ou açúcar mascavo (recomendado). Para aqueles que não tem preocupação em emagrecer, adoçar com leite condensado é uma boa opção.


Receita de suco de limão sem casca
4 limões
1 litro de água
Açúcar a gosto

Modo de preparo
Esprema os limões manualmente ou com auxílio de um espremedor de frutas;
Despeje o suco do limão em uma jarra e acrescente um litro de água;
Adicione açúcar a gosto.

Dica: recomenda-se o uso de açúcar mascavo para que o suco seja um alimento mais saudável. Você também pode usar adoçante ou mel para substituir o açúcar.

Benefícios
Como a maioria das frutas cítricas, o limão é rico em vitamina C e entre os muitos benefícios dessa vitamina, ela auxilia a absorver o ferro dos alimentos, evitando a anemia. E não é só isso: as fibras contidas no limão favorecem a digestão.
Beber suco de limão diariamente traz inúmeros benefícios para a saúde. O limão combate gripes e resfriados devido a grande quantidade de vitamina C, responsável por impedir as inflamações no organismo e melhorar os mecanismos de defesa, fortalecendo assim o sistema imunológico.
E se você está no time da dieta, saiba que o limão possui efeito detox no organismo, capaz de desinchar o corpo, possuindo propriedades que ajudam a limpar o corpo e favorecendo assim o processo digestivo e a absorção de outros nutrientes importantes.
Além de desintoxicar o organismo, a fruta também possui fibras alimentares em sua composição que são importantes para garantir saciedade, ou seja, diminui a fome. Assim, o limão ajuda a diminuir as medidas e ainda favorecer o processo digestivo, impedindo a constipação e prisão de ventre. O limão ainda contém níveis de potássio, o que o faz atuar como um diurético, já que esse mineral contido auxilia na eliminação de sódio, facilitando a produção de urina.
Além disso, a casca é rica em monoterpenos, moléculas dos óleos cítricos que penetram com facilidade nos tecidos do corpo, ajudando a regular a absorção de açúcares e o armazenamento de gordura.
Além disso, beber um copo de suco de limão diariamente ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, pois o limão é uma ótima fonte de antioxidantes.

Assim, a fruta ajuda a melhorar a aparência da pele, pois bloqueia a degeneração das células e o aparecimento de rugas e marcas de expressão. O limão também contém vitamina A, que ajuda a manter a pele hidratada e limpa por um período de tempo maior.
Como se os benefícios citados acima já não fossem suficiente, o limão ainda se mostra mais poderoso por seu consumo estar associado à diminuição dos riscos de câncer. Os compostos químicos presentes na fruta, são responsáveis por agir na queda das células cancerígenas, que causam o câncer de pele, mama, pulmão, boca, estômago e cólon.
suco do limão também faz bem ao coração, já que o potássio presente no limão é essencial para diminuir os níveis da pressão arterial e melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular, assim reduzindo as chances de infarto ou derrame.

2. suco de limão com cenoura

Ingredientes:

5 cenouras médias;
4 limões;
1 litro de água filtrada.

Como fazer suco de limão com cenoura:
Lave e descasque as cenouras;
Bata as cenouras descascadas no liquidificador com 250 ml de água filtrada;
Esprema os limões manualmente ou com o auxílio de um espremedor;
Adicione o suco de limão ás cenouras no liquidificador e bata novamente por cerca de 10 segundos;
Dicas:
Sirva com cubos de gelo;
A cenoura age como um adoçante natural, mas você pode acrescentar mel ou açúcar a gosto.

Benefícios
O suco de limão e cenoura é uma boa opção de bebida para aqueles que desejam melhorar a saúde do corpo em geral e perder peso ao mesmo tempo. Estes alimentos têm propriedades de emagrecimento muito interessantes.
Benefícios do suco de cenoura com limão para o emagrecimento.

A cenoura contém muita fibra, vitaminas e minerais que agem limpando o organismo de toxinas, gordura e resíduos acumulados no corpo, com efeitos diuréticos que ajudam a combater a retenção de líquidos e consequente inchaço. Tanto o limão como a cenoura são diuréticos naturais, ou seja, estimulam a função renal e permitem a expulsão do excesso de água através da urina, prevenindo o acúmulo de líquidos, o que também é importante para evitar a celulite.
O limão é uma boa fonte de vitamina C, que contribui para queimar mais gordura e melhorar a digestão. O suco de limão e cenoura é um alimento termogênico, o que significa que, quando consumido, aumenta a temperatura corporal e isso produz uma queima de calorias mais alta.

Benefícios do suco de cenoura com limão para a saúde da mente e corpo
Esse suco é ideal para aliviar o estresse e a ansiedade, ao mesmo tempo que aumenta os níveis de energia. As cenouras ajudam a livrar o corpo de hormônios ruins chamados estrogênio que podem causar acne hormonal, estresse pré-menstrual e alterações de humor. Elas também ajudam com problemas relacionadas à visão, como a cegueira noturna e catarata.
Outro benefício do consumo de cenouras é que elas fortalecem as unhas e os cabelos. Esse legume é rico em betacaroteno, também chamado provitamina A, que no organismo é transformada em retinol ou vitamina A. Esses compostos reparam as células danificadas pelos efeitos ambientais, fortalecendo e revitalizando as unhas e os cabelos. A vitamina A concede mais brilho aos fios e ajuda na produção de sebo, benéfico para o couro cabeludo.

3. suco de limão com couve

Como fazer suco de limão com couve
Ingredientes:
1 limão;
1 folha de couve;
1 copo de água.
Modo de preparo:
Esprema o limão;
Adicione o suco do limão espremido no liquidificador junto com a folha de couve;
Vá adicione a água aos poucos;
Bata tudo por cerca de um minuto (ou até que esteja com uma textura uniforme);
Dicas:
Esse suco é ideal para ser bebido na parte da manhã, pois a combinação dos ingredientes possui efeito revigorante;
Beba sem coar para adquirir todas as fibras;
Adoce com um pouco de mel;
E atenção: o suco de couve com limão deve ser consumido sempre fresco em no máximo 30 minutos após o preparo, para que não perca as propriedades e nutrientes.

Benefícios
A couve e o limão são alimentos antioxidantes e ricos em vitamina C que ajudam na eliminação de gordura e perda de peso, mas também na prevenção de doenças degenerativas e a combater o envelhecimento precoce da pele, pois combatem os radicais livres.
O suco verde é popularmente conhecido pelo seu forte efeito de emagrecimento, sendo usado em diversas dietas detox, para desintoxicação do organismo e combate à gordura localizada e o suco de limão com couve, realmente ajuda a eliminar toxinas e limpar o organismo de forma saudável.
A presença das fibras na couve contribui para fornecer saciedade ao organismo, contribuindo para a diminuição do apetite, reduzindo a fome nas refeições principais e a vontade de fazer “lanchinhos” entre as refeições. As fibras atuam também na boa digestão. A presença do cálcio na couve ajuda a inibir o desenvolvimento das células de gordura, bloqueando as enzimas formadoras de gordura e consequentemente reduzindo os centímetros na cintura.
Portanto, o suco de couve com limão é realmente benéfico para aqueles que buscam emagrecer e também para as pessoas que pretendem melhorar as funções do corpo de uma forma geral. Mas lembre-se: ele é um complemento no seu cardápio e não a refeição principal.

4. suco de limão com gengibre

Ingredientes:
1 limão;
300 ml de água filtrada;
1 colher de sopa de gengibre ralado;
gelo a gosto;
folhas de hortelã picada (opcional).
Modo de preparo:
Esprema o suco do limão;
Rale o gengibre sem a casca;
Lave as folhas de hortelã e pique bem;
Leve tudo ao liquidificador e bata por cerca de 1 minuto;
Acrescente gelo e sirva.

BENEFÍCIOS
O gengibre é uma raiz bem conhecida em todo o mundo por todos os seus benefícios à saúde, especialmente como um anti-inflamatório natural e por suas propriedades gástricas que auxiliam o sistema digestivo.
Benefícios do suco de gengibre com limão para o emagrecimento.

Esta raiz é usada como uma fórmula de emagrecimento porque suas propriedades auxiliam a promover a perda de peso. O gengibre melhora as funções digestivas, e, junto com o limão, adquire um forte efeito “termogênico” que ajuda a ativar o metabolismo, tornando-o um poderoso queimador de gordura e calorias.
Considerando que os dois ingredientes possuem propriedades que promovem a eliminação de gordura e resíduos do corpo, então ambos juntos são considerados uma potente fórmula de emagrecimento natural que realmente pode auxiliar a complementar sua dieta de perda de peso.

5. suco de limão com hortelã

suco de hortelã com limão é uma bebida realmente refrescante, ideal para ser consumida nos dias quentes do verão.
Ingredientes
1 limão grande
Punhado de hortelã fresca (ou mais, se preferir)
1/2 xícara de açúcar mascavo (opcional)
Gelo para misturar e servir


Como fazer suco de limão com hortelã
Lave bem as folhas de hortelã e depois enxague bem em um girador de salada ou espere que as folhas escorram um pouco.
Coloque a hortelã no liquidificador.
Descasque o limão e use uma faca afiada para cortá-lo em pedaços, certificando-se de deixar para trás as partes brancas do limão.
Adicione os pedaços de limão ao liquidificador, junto com as folhas de hortelã
Coloque alguns cubos de gelo no liquidificador e misture
Bata no liquidificador por 30 segundos a 1 minuto.
Dica: acrescente mais gelo no copo na hora de se servir.
Rendimento: 2 copos


Benefícios
O hortelã, assim como o limão, faz bem para o sistema digestivo, isto é, colabora para uma boa digestão dos alimentos. Além disso, o consumo de hortelã ajuda a reduzir o estresse e os sintomas de depressão, relaxa as terminações nervosas e proporciona melhora da função muscular, sendo considerado um relaxante muscular natural.
O suco de hortelã com couve ajuda a elimina toxinas do organismo, melhora a circulação do sangue, auxilia no combate a insônia e trata outros distúrbios do sono; Além de todos esse benefícios do suco de limão com hortelã, ele ainda dá mais energia ao corpo.

Conclusão
Acreditamos que apresentamos motivos suficientes para você experimentar incluir o suco de limão no seu cardápio semanal ou diário. Ele é super indicado para acompanhar as refeições, já que a vitamina C auxilia a absorver o ferro dos alimentos, evitando a anemia e ajudando em seu tratamento, diminuindo a fadiga, tontura e dores de cabeça causadas pela deficiência do ferro no organismo.
E não é só isso: as fibras contidas no limão favorecem a digestão.
Mas o consumo desse suco poderoso não deve se restringir apenas aos horários das refeições. Como vimos, beber suco de limão puro ou acompanhado de outros ingredientes só traz benefícios à saúde.

A vitamina C, presente em abundância no limão, transforma esse suco em um antioxidante muito eficaz que promove a eliminação de resíduos do corpo combate a retenção de líquidos, ajuda a desintoxicar o corpo e contribui para a redução do inchaço abdominal. Por isso suco de limão deve ser incorporado à rotina alimentar no horário mais adequado ao seu cotidiano e de acordo com o objetivo desejado para a sua saúde.