Últimas Notícias

A água alcalina é realmente melhor para você?


Muito se fala que da água alcalina, mas será que realmente há benefícios de beber água alcalina, ou é apenas mais um modismo? A verdade é que, apesar das alegações e propagandas, não há evidências de que a água comercializada como alcalina seja melhor para sua saúde do que a água da torneira.
"É tudo sobre marketing", afirma Tanis Fenton, nutricionista e epidemiologista da Cumming School of Medicine da Universidade de Calgary. "Não há embasamento científico que apoie isso."

O que acontece é que a escala de pH indica se um líquido é mais ácido (pH mais baixo) ou alcalino (pH mais alto). A água pura tem um pH neutro de 7, enquanto a água da torneira tem alguma variação natural, dependendo do seu conteúdo mineral. A maioria das águas engarrafadas é ligeiramente ácida, e refrigerantes e sucos são ainda mais.

As águas engarrafadas comercializadas como sendo alcalinas normalmente afirmam ter um pH entre 8 e 10. Algumas são de nascentes ou poços artesianos e são naturalmente alcalinas devido a minerais dissolvidos. Outros são feitos com um processo de ionização, e máquinas de ionização de água também são comercializadas para uso doméstico.

As empresas de água alcalina alegam vagamente que “energizarão” e “desintoxicarão” o corpo e levarão a uma “hidratação superior”. E alguns afirmam que a água ionizada pode evitar tudo, desde dores de cabeça ao câncer. Mas não há evidências de que beber água com um pH mais alto possa alterar o pH do seu corpo, ou até mesmo que esse resultado forneça benefícios.

O sangue é firmemente regulado em torno de pH 7,4, enquanto o estômago, que secreta ácido clorídrico para digerir proteínas e matar patógenos de origem alimentar, é muito ácido, com um pH de 1,5 a 3,5. "Se você bebe água levemente alcalina o ácido clorídrico no estômago neutraliza-o rapidamente antes de ser absorvido pelo sangue", disse o Dr. Fenton.

Vários pequenos estudos financiados por empresas que vendem água alcalina sugerem que ela poderia melhorar a hidratação em atletas, mas quaisquer benefícios potenciais eram modestos, e a única maneira mais simples de melhorar a hidratação é apenas beber mais água. E um estudo de 2016 feito pelo Dr. Fenton e um colega não encontrou evidências de que a água alcalina ou uma dieta alcalina poderiam tratar ou prevenir o câncer.

Um estudo publicado no ano passado descobriu que adotar uma dieta baseada em vegetais e beber água alcalina funcionava bem como medicamentos para aliviar os sintomas do refluxo laringofaríngeo, uma forma grave de refluxo ácido em que o ácido do estômago percorre todo o caminho até a garganta. "Eu acho que pode ser uma ferramenta útil para os pacientes ajudarem com seus sintomas enquanto estão fazendo a transição para uma dieta mais baseada em vegetais", disse Craig Zalvan, principal autor do estudo e um laringologista do Hospital Phelps em Sleepy Hollow. 
Mas ele acredita que a maior parte da melhora em seus pacientes vem de mudanças na dieta, e não da água alcalina. Uma vez que os sintomas melhorem, ele diz que não há necessidade de continuar bebendo água alcalina.

E há indícios de riscos potenciais da água alcalina. Filhotes de rato que receberam água alcalina apresentaram crescimento prejudicado e danos ao músculo cardíaco . E um relatório de 2015 disse que quando uma estação de tratamento de água municipal em uma cidade na Alemanha aumentou acidentalmente o pH da água para 12, queimaduras de pele aumentaram. Embora um pH tão alto seja improvável em água alcalina engarrafada, é um lembrete de que um pH mais alto não é necessariamente melhor.

"Os únicos efeitos sobre a saúde que conhecemos são sinais de perigo, portanto, para as pessoas continuarem a comercializar água alcalina - elas são realmente tão ruins quanto os vendedores de óleo de cobra de antigamente", finalizou o Dr Fenton.

FONTE: NYTimes