Últimas Notícias

Adote esses 5 hábitos e viva de 12 a 14 anos a mais

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Jornal internacional New York Times, listou cinco comportamentos que seriam capazes de estender a expectativa de vida em mais de uma década. E não se trata de uma descoberta de um único novo medicamento ou tratamento médico.

Os pesquisadores analisaram, durante 34 anos, dois grandes bancos de dados com informações detalhadas sobre saúde e estilo de vida de mais de 123.000 homens e mulheres. Ao longo dos anos, houve 42.167 mortes.

O estudo em Circulation, analisou os seguintes cinco comportamentos:

  1. manter uma dieta saudável;
  2. não fumar;
  3. praticar atividade física regularmente
  4. consumo moderado de álcool e 
  5. manter um peso ideal

Os cientistas calcularam que, em média, um homem de 50 anos que adotou todos esses hábitos viveria 12 anos a mais do que um homem que não adotou nenhum. Uma mulher com os mesmos cinco hábitos viveria em média mais 14 anos do que uma mulher sem nenhum deles.

Quanto mais fatores de baixo risco a pessoa tiver, maior será sua expectativa de vida. Por exemplo, uma mulher de 50 anos de idade com quatro fatores saudáveis ​​poderia esperar viver, em média, por volta de 89 anos, aqueles com três a 87 anos e aqueles com dois a 84 anos.

Infelizmente, menos de 2% das pessoas estudadas tinham todos os cinco fatores de baixo risco e um terço tinha dois ou menos. "A questão é como melhorar o estilo de vida das pessoas", disse o autor do estudo, Dr. Frank B. Hu, professor de medicina em Harvard. “Precisamos de mudanças drásticas na alimentação, atividade física e ambiente social para tornar as escolhas saudáveis ​​mais acessíveis, acessíveis e normativas ”, concluiu o pesquisador.


Fonte: NYTimes