Mais de 1 milhão de novos casos de câncer podem ocorrer no País

Em cada dez casos, três estão relacionados a hábitos como exposição excessiva ao sol, obesidade, sedentarismo e consumo de álcool

Pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), realizada este ano, aponta que 1,2 milhão de novos casos da doença devem surgir no País entre 2018 e 2019. Estima-se que, só neste ano, surjam 582 mil novos casos: 282 mil em mulheres e 300 mil em homens.

Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Não fumar, não se expor à fumaça de pessoas próximas a você que estiverem fumando, fazer atividade física, reduzir a ingestão de carnes vermelhas e comer mais alimentos frescos, como frutas e vegetais, minimizar o consumo de bebidas alcoólicas e se proteger da exposição excessiva ao sol estão entre as recomendações que o Inca orienta para prevenir o surgimento da doença. 

Ainda segundo o estudo, em cada dez casos, três estão relacionados ao estilo de vida que as pessoas levam. Hábitos como obesidade, sedentarismo, exposição excessiva ao sol, tabagismo, consumo de álcool fazem aumentar as chances de se desenvolver a doença.

Para o professor Rodolfo Borges dos Reis, da Divisão de Urologia do Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina em Ribeirão Preto da USP, buscar uma qualidade de vida melhor, com alimentação saudável e atividade física, ajuda na prevenção do câncer, mas não se pode descartar o fator da genética no indivíduo.

Por Júlia Gracioli | Jornal USP

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.