Tratamento e diagnóstico da doença de Chagas têm novo guia

Organização Pan-Americana da Saúde publicou recentemente novas diretrizes para melhor manejo clínico


Espécie de barbeiro que transmite a doença de Chagas – Foto: Museu da Vida/COC/Fiocruz
A doença de chagas é uma infecção parasitária e mais de 6 milhões de pessoas em países das Américas vivem com a doença. Recentemente, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) publicou um novo guia para melhorar seu diagnóstico e tratamento. 

Em entrevista à Rádio USP, José Antônio Marin Neto, professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, fala que a doença continua sendo problema de saúde pública e que a situação no Brasil tem controle parcial. 

Segundo o professor, fatores alarmantes perpetuam a transmissão da doença, como a interação do ser humano com novos vetores, principalmente na região amazônica, além da ingestão de alimentos contaminados com restos do inseto parasita. 

Marin explica que o alarme mundial para a doença se deu por conta da imigração de indivíduos de países latino-americanos, inclusive de brasileiros, que estão contaminados e se tornam transmissores potenciais. Para ele, nesse sentido, o guia da Opas se torna útil, pois chama a atenção de maneira geral para o conhecimento do problema.

JORNAL DA USP

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.