Com compostos bioativos, frutas auxiliam na manutenção da saúde

Pesquisador destaca a importância do consumo integral da fruta para mais benefícios


A Organização Mundial da Saúde (OMG) recomenda o consumo de cinco porções de frutas por dia. Fonte de micronutrientes, fibras e ricas em fitoquímicos, as frutas são aliadas na manutenção de um estilo de vida saudável, ajudando, por exemplo, na prevenção de doenças. Quem fala sobre o assunto nesta matéria é Márcio Moura, pesquisador da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.

O pesquisador destaca que há inúmeros estudos demonstrando como os compostos bioativos, presentes nas plantas, podem trazer benefícios à saúde. Esses compostos atuam no organismo inibindo, ou ativando, vias metabólicas. “Os compostos bioativos regulam vias que reduzem, por exemplo, a produção de citocinas inflamatórias, trazendo benefícios em cadeia”, aponta Moura.

Cada espécie de planta possui seu próprio perfil, com características específicas. Logo, os compostos encontrados em uma fruta podem não ser encontrados noutra. Por esse motivo, Moura enfatiza a importância da variedade na dieta, além do consumo integral da fruta – quando possível.

Por Jose Carlos Ferreira | Jornal da USP
Editor Local: Willen Benigno de Oliveira Moura
Tecnologia do Blogger.