Encontro capacita sobre uso de animais em pesquisas e alternativas existentes

No dia 7 de junho, estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorado da USP podem participar de workshop da PRP
A utilização ética de animais no ensino e na pesquisa serão tema de workshop na USP – Foto: tiburi via Pixabay / CC0

No dia 7 de junho, a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP promove o primeiro Workshop USP sobre Utilização de Animais em Pesquisa e Ensino. No evento, serão abordados a legislação atual sobre o assunto, a utilização ética de animais no ensino e na pesquisa, o papel das Comissões de Ética Institucionais, a importância do uso de animais de qualidade nas pesquisas, a existência de métodos alternativos, além da discussão do papel das sociedades protetoras de animais no processo de estabelecimento da utilização ética desses seres vivos.

O workshop é voltado para estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorandos. Os participantes terão a oportunidade de conhecer a forma correta de manter e manusear o animal, como isso influencia no resultado dos experimentos e os procedimentos necessários para garantir a reprodutibilidade de resultados.

Além disso, terão contato com o conceito dos 3 Rs no uso de animais – Replacement (substituição), Reduction (redução) e Refinement (refinamento), que otimiza os resultados dos testes realizados. Essa técnica corrobora com a redução de número de animais em experimentos, substituição por métodos alternativos sempre que possível e minimização do sofrimento e desconforto dos animais.

Segundo a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP, é importante que os alunos que trabalharão com animais conheçam a legislação vigente sobre o tema e conheçam a responsabilidade de cada um na utilização ética de animais no ensino e na pesquisa e assim possam ter atitudes proativas nessa área.

A PRP é a responsável pela organização do evento, que contará com professores da USP e de outras instituições de pesquisa. Participarão a professora Renata Mazaro, coordenadora do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), e o professor José Mauro Granjeiro, da Universidade Federal Fluminense e pesquisador sênior do Inmetro, que também coordenou a implementação da Rede Nacional de Métodos Alternativos (Renama).

O workshop será das 8 às 17 horas, no Auditório do Instituto de Energia e Ambiente (IEE), localizado na Av. Prof. Luciano Gualberto, 1.289, na Cidade Universitária. O evento é gratuito, oferece certificado e não necessita de inscrição prévia. Também haverá transmissão ao vivo pelo link.

JORNAL DA USP

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.