"Consumo moderado de álcool pode aumentar o risco de desenvolvimento de Alzheimer"

A partir do consumo de bebidas alcoólicas, os pesquisadores observaram um aumento de células relacionadas à aceleração da doença.


De acordo com um estudo realizado pela Wake Forest University School of Medicine nos Estados Unidos, o consumo moderado de bebidas alcoólicas pode acelerar o processo de atrofia cerebral associado ao desenvolvimento da doença de Alzheimer, mesmo em quantidades moderadas. A pesquisa, publicada no periódico Neurobiology of Disease, foi realizada em animais e demonstrou que o álcool causa perda de células cerebrais e aumento do número de placas amiloides, que são proteínas tóxicas para os neurônios e afetam a cognição.

Para o estudo, os pesquisadores utilizaram modelos de camundongos com a patologia relacionada à doença de Alzheimer e um consumo crônico de álcool por dez semanas. Os animais tiveram a opção de escolher entre água ou álcool, imitando o comportamento humano. Os cientistas observaram como o consumo moderado e voluntário de álcool afetava a função e o comportamento saudável do cérebro e se havia modificações associadas aos estágios iniciais da doença de Alzheimer.

Os resultados mostraram que o álcool aumentava o número de placas amiloides menores, potencialmente preparando o terreno para um futuro crescimento da proliferação de placas. Além disso, a abstinência aguda de álcool aumentou os níveis de beta-amilóide, um componente-chave das placas amiloides que se acumulam na doença de Alzheimer.

Os pesquisadores também observaram que o consumo moderado de bebidas alcoólicas afetava o comportamento relacionado à ansiedade e demência, bem como aumentava a quantidade de açúcar no sangue e os marcadores de resistência à insulina, o que aumenta o risco de outras doenças, como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, além da doença de Alzheimer.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.