Exercícios físicos ajudam a prevenir quedas em idosos

A perda de mobilidade no envelhecimento aumenta os riscos de quedas em idosos, o que pode resultar em graves consequências para a saúde física, psicológica e social.

No entanto, a prática de exercícios físicos pode ajudar a reduzir esses riscos, aumentando a força muscular, coordenação motora, equilíbrio, funções cognitivas e prevenindo a perda de memória.

O professor José Carlos Farah, da Universidade de São Paulo (USP), explica que o processo de envelhecimento é associado a perdas importantes para o corpo humano, que estão relacionadas às quedas mais frequentes.

“A osteopenia, que é a perda de massa óssea, deixa o osso enfraquecido, e a perda da massa muscular, como consequência, traz a falta do controle do movimento e equilíbrio, a perda cognitiva, que diminui a nossa atenção e percepção e a baixa aptidão física”, afirma Farah.

É recomendado um check-up médico e acompanhamento profissional para iniciar e manter uma rotina de atividade física na terceira idade.

De acordo com o jornal da USP, atividades simples, como caminhada e natação, associadas a musculação e hidroginástica, podem melhorar muito a qualidade de vida na senescência.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.