Sem tratamento eficaz, doenças bacterianas comprometem a saúde o bem-estar de cães e gatos


Sem tratamento eficaz, doenças bacterianas comprometem a saúde o bem-estar de cães e gatos

Apesar de todo os cuidados diários, cães e gatos podem ser acometidos por determinadas infecções bacterianas que comprometem sua saúde e qualidade de vida. Elas podem provocar lesões em diferentes órgãos e podem estar diretamente relacionadas com as mudanças climáticas. "Em épocas de transição de temperatura e de chegada do outono e do inverno, são mais comuns as infecções respiratórias que precisam de atenção especial do tutor", afirma o médico-veterinário Jaime Dias, gerente técnico e de marketing de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.

As infecções bacterianas respiratórias acometem os pets de todas as raças e não estão restritas a determinada faixa etária. Além disso, os sintomas podem variar conforme a gravidade da infecção. Geralmente, são observados inicialmente espirros e presença de leve secreção nasal, podendo evoluir para pneumonia com a presença de tosse, febre, secreção nasal mais espessa (catarro) e diminuição ou perda de apetite.

"É de extrema importância que, identificados quaisquer sintomas, seja agendada imediatamente consulta ao médico-veterinário. Este profissional fará o diagnóstico e indicará o suporte e tratamento adequado", ressalta Dias.

O gerente técnico da Vetoquinol explica que o tratamento pode envolver o uso de antibióticos, que irão atuar diretamente nas bactérias responsáveis pela lesão. Importante destacar que algumas bactérias podem se tornar resistentes ao uso de antibióticos, e este fator resistência pode ser provocado pela produção das chamadas "betalactamases" – enzimas produzidas pelas bactérias, que bloqueiam a ação do antibiótico e impedem a efetividade do tratamento.

"Para evitar esta falta de eficácia no tratamento, uma boa solução pode ser a combinação de princípios ativos, como a amoxicilina e o ácido clavulânico, que juntos promovem a inativação das betalactamases e permitem a ação do antibiótico diretamente nas bactérias, possibilitando que o tratamento seja eficaz, tornando possível a recuperação dos pets", explica o especialista da Vetoquinol. "Para evitar a falta de eficácia e o desenvolvimento de bactérias resistentes, o uso de antibióticos só dever ser realizado frente a prescrição do médico-veterinário."

Para auxiliar nesse tratamento, a Vetoquinol – uma das 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo e que completa 90 anos em 2023 – desenvolveu uma solução que une esses dois princípios ativos: Clavaseptin P. "Este antibiótico pode ser prescrito para cães e gatos e seus comprimidos foram reconhecidos internacionalmente como altamente palatáveis, recebendo o selo britânico Easy to Give (fácil de administrar), concedido pela Sociedade Internacional de Medicina Felina do país. Sua alta palatabilidade facilita a administração permitindo que o tratamento seja realizado de forma mais agradável pelos tutores, assinala Jaime Dias. "A agilidade no diagnóstico e o rápido início do tratamento prescrito é essencial para o sucesso na recuperação do pet", complementa.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal

A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação – celebrados em 2023 – a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades há 12 anos, desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019. No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos e está listada na bolsa de valores Euronext Paris desde 2006 (com o símbolo VETO). Para mais informações, contate o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita: 0800 741 1005. Ou acesse www.vetoquinol.com.br.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.