Como fortalecer seu sistema imunológico

Resultado de imagem para sistema imunologico
Imagem: Mundo Educação

Ao longo da vida o corpo humano de cada indivíduo reage a inúmeros ataques. Micróbios, bactérias, vírus, diversas investidas de requerem algum tipo de defesa. É o momento em que o sistema imunológico entra em ação. Através de um conjunto de milhares de células, o sistema combate o que seriam agentes estranhos. 

Manter um sistema imunológico (também conhecido como sistema imune) fortalecido é primordial para atingir um patamar elevado em termos de saúde. Por isso, corpo e mente devem estar em sintonia para alcançar tal estágio. Como consequência de um sistema imune fortalecido é possível evitar uma série de complicações, doenças e demais fatores negativos para o ser humano. 

Mas como fortalecer na prática o sistema imunológico? A alimentação é um dos princípios fundamentais para quem busca tal fortalecimento. Manter uma dieta rica na ingestão de frutas e verduras pode ser um grande aliado para qualquer indivíduo. Além disso, outras medidas podem ser cruciais se o objetivo é realmente fortalecer o sistema imunológico. A seguir será possível acompanhar algumas dicas neste sentido. 

- Alimentos naturais 

Diversas frutas, verduras, sementes e seus derivados podem contribuir. São alguns exemplos: gengibre, coco, laranja, brócolis, mirtilo, amora, cereja e até moringa (mais conhecida como acácia-branca no Brasil. É uma planta que pode ser aproveitada por inteiro. Ajuda na cicatrização e pode ser utilizada para purificar a água). 

- Chás medicinais 

Alguns estudos apontam que o consumo de chá pode ajudar a no combate a infecções. Chá preto, chá verde, chá de camomila, chá de limão, chá de ginkgo biloba. Todas estas bebidas são indicadas para fortalecer o sistema imunológico. Na mesma linha, ervas como cravo, orégano e equinácea também são convenientes para este propósito. 

- Dormir bem 

Quem já passou uma noite em claro sofrendo de insônia sabe o quão dificultoso é manter-se acordado e disposto durante o dia. Não é à toa que o sono tem grande peso em termos de imunidade. É que durante este período o corpo produz muitas das células que serão responsáveis pelo combate de eventuais invasores. Por isso, dormir bem é uma questão que vai muito além de descanso e disposição. 

- Pegar sol 

A luz solar é algo essencial para a vida. Sendo assim, manter uma rotina com a captação de sol é altamente indicado. É evidente que o excesso pode ser prejudicial, mas alguns minutos de sol podem fazer a diferença, principalmente devido à produção de vitamina D, uma das ferramentas utilizadas para combater agentes nocivos. 

Comer frutas vermelhas, consumir os derivados da moringa, ter uma boa noite de sono, tomar chás medicinais, tomar de sol. Estas dicas podem ser o ponto de partida para ajudar os indivíduos a se fortalecerem. 

Independente de qualquer condição de saúde é sempre apropriado contar com auxílio profissional. Seja para iniciar uma série de exercícios, realizar uma nova dieta ou traçar uma nova meta é imprescindível contar com ajuda de especialistas. Médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos. Seja lá qual for o objetivo, se ele envolve saúde, procurar por um profissional é algo bastante indicado.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.