Natal: Evento debaterá papel da aviação no transplante de órgãos, inscrições gratuitas




Três transplantes de órgãos: conheça a história de Alexandre Barroso

Jornada Asas do Bem, da ABEAR, chega a Natal para destacar papel da aviação no transplante de órgãos no Brasil

Alexandre Barroso, três vezes transplantado, conduz palestra na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

VÍDEO:


A Jornada Asas do Bem, série de palestras criada pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) para divulgar a importância da doação deórgãos e a contribuição da aviação comercial brasileira para viabilizar transplantes no país, chega a Natal (RN) na próxima quinta-feira (29). A apresentação Jornada Asas do Bem: Doar órgãos é continuar a vida será conduzida pelo publicitário paulista Alexandre Barroso, autor do livro “A última vez que morri”, que conta sua história de luta pela vida depois de três procedimentos de transplante (dois de fígado e um de rim).

O evento é promovido pela Central de Transplantes do RN (CET-RN) em parceria com o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e será realizado no Auditório da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A palestra é gratuita e aberta ao público, mediante inscrição prévia neste link.


Eficiência e agilidade

Lançada em 2018, a Jornada Asas do Bem já passou por 11 estados e pelo Distrito Federal, reunindo cerca de 1,8 mil pessoas em eventos realizados por hospitais, centrais de transplante e iniciativas sociais. A ação é uma extensão do Asas do Bem, programa lançado em 2014 pela ABEAR para divulgar a importância do transporte aéreo gratuito de órgãos realizado pelas empresas aéreas desde 2001.

No ano passado, cerca de 8,7 mil itens para transplante (órgãos, tecidos, equipes médicas, entre outros) foram transportados gratuitamente por aviões, sendo que aproximadamente 80% do volume foi movimentado por empresas aéreas brasileiras (os demais transportes são referentes a operações de companhias aéreas estrangeiras, voos privados e da Força Aérea Brasileira, ou transporte terrestre, por exemplo). O esforço inclui, além das companhias aéreas, o Ministério da Saúde, a Central Nacional de Transplantes (CNT), o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), órgão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e operadores aeroportuários.

O Brasil é referência mundial na área de transplantes e possui o maior sistema público de transplantes do mundo, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, cerca de 96% dos procedimentos de todo o país são financiados pelo SUS. Em números absolutos, o Brasil tem o segundo maior volume de transplantes no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Os pacientes recebem assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante, pela rede pública de saúde.

O diretor de Comunicação da ABEAR, Adrian Alexandri, ressalta que em um país com dimensões continentais a participação das companhias aéreas é de extrema importância para oferecer a agilidade necessária para que um órgãopossa ser transportado de uma região para outra, mantendo as condições de conservação adequadas para cirurgia. “Além do benefício de conectar pessoas, o transporte aéreo traz uma série de efeitos positivos de caráter social e um deles é salvar vidas, com a agilidade na entrega dos órgãos para doação”, diz.

Depois de Natal (RN) a Jornada Asas do Bem segue para Aracaju (SE), no dia 23 de setembro, São Paulo (SP), em 25 de setembro, e Belém (PA), no dia 27 do mesmo mês. Em seguida, chega a Porto Alegre (RS), no dia 11 de outubro. Novas datas devem ser confirmadas em breve. Confira no siteasasdobem.com.br a agenda completa e informações sobre o projeto.

Serviço

Palestra com Alexandre Barroso – Jornada Asas do Bem: Doar órgãos é continuar a vida
Data: 29/08/2019
Horário: 10h
Local: Auditório da Faculdade de Farmácia UFRN – Rua General Gustavo Cordeiro de Faria, S/N – Petrópolis.

Inscrições gratuitas: http://bit.ly/2OHUKE1

Editor Local: Willen Benigno de Moura


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.