Vídeo: Pesquisadores descrevem estratégia para restaurar a visão

Resultado de imagem para nih restaura visao macular
Imagem: ClickFarma

Muitos cientistas se dedicam a procurar soluções para diversas enfermidades e situações limitantes, como é o caso da perda da visão. Recentemente, o diretor do National Institute of Health (NIH), destacou alguns dos muitos avanços surpreendentes que surgiram da Iniciativa de Pesquisa do Cérebro, liderada pelo NIH, através da Iniciativa de Inovações Neurotecnologias® (BRAIN). Nessa divulgações ele compartilhou um vídeo que revela como esse esforço revolucionário de mapear o cérebro humano está abrindo planos em potencial para ajudar pessoas com deficiências, como a perda de visão, que antes eram inimagináveis.




Este vídeo, produzido por Jordi Chanovas e narrado por Stephen Macknik, Universidade de Ciências da Saúde do Estado de Nova York, Brooklyn, descreve uma nova estratégia que visa restaurar a perda da visão central em pessoas com degeneração macular relacionada à idade (DMRI). causa de perda de visão em pessoas com 50 anos ou mais. O objetivo final dos pesquisadores é dar a essas pessoas a capacidade de ver os rostos de seus entes queridos ou possivelmente até mesmo ler novamente.

Na abordagem inovadora que você vê aqui, os neurocientistas nem estão tentando reparar a parte do olho destruída pela AMD: a retina sensível à luz. Em vez disso, eles estão tentando recriar a função de registro de luz da retina dentro do próprio cérebro.

Como isso é possível? Normalmente, a retina envia continuamente informações visuais ao córtex visual primário do cérebro , que recebe a informação e a processa na visão que permite ler essas palavras. Em pessoas com perda de visão relacionada à DMRI, embora muitas células no centro da retina parem de fluir, o córtex visual primário permanece totalmente funcional para receber e processar informações visuais.

Cerca de cinco anos atrás, Macknik e sua colaboradora Susana Martinez-Conde, também da Downstate, questionaram se seria possível contornar os olhos e transmitir uma fonte alternativa de informação visual ao córtex visual primário do cérebro, restaurando assim a visão em pessoas com DMRI. Eles esboçaram algumas possibilidades e se estabeleceram em um sistema inovador que eles chamam de OBServ.

Entre os componentes vitais deste sistema experimental estão dispositivos de registro neuro-protéticos implantáveis. Criado nos laboratórios Macknik e Martinez-Conde, esse dispositivo de 1 centímetro é alimentado por bobinas de indução semelhantes às dos implantes cocleares usados ​​para ajudar pessoas com perda auditiva profunda. Os pesquisadores propõem a implantação cirúrgica de dois desses dispositivos na parte traseira do cérebro, onde eles irão orquestrar o processo visual.

Por razões técnicas, a restauração da visão central provavelmente será parcial, com a janela de visão abrangendo apenas o tamanho de um terço de uma unha de adulto mantida no comprimento de um braço. Mas os pesquisadores acham que seria visão central suficiente para as pessoas com DMRI recuperarem parte de sua independência perdida.

Como demonstrado neste vídeo do concurso “Mostre-nos o seu cérebro!” Da Iniciativa BRAIN, veja como os pesquisadores visualizam o sistema acabaria por funcionar:
  • Uma pessoa com perda de visão coloca um conjunto especialmente projetado de óculos. Cada lente contém duas câmeras: uma para registrar informações visuais no campo de visão da pessoa; o outro para rastrear os movimentos oculares dessa pessoa, possibilitados pela visão periférica residual. 
  • As câmeras de óculos transmitem sem fio as informações visuais que gravaram para dois dispositivos neuro-protéticos implantados na parte traseira do cérebro. 
  • Os dispositivos neuro-protéticos processam e projetam essas informações em um conjunto específico de neurônios excitatórios no caminho visual do cérebro. Pesquisadores já usaram engenharia genética para transformar esses neurônios em células fotorreceptoras substitutas, que funcionam de maneira muito parecida com as da retina do olho.
  • As células fotorreceptoras substitutas no cérebro transmitem informações visuais ao córtex visual primário para processamento. 
  • Durante todo esse tempo, os dispositivos neuro-protéticos realizam o controle de qualidade dos sinais visuais, calibrando-os para otimizar o contraste e a clareza.
Embora isso possa soar como coisa de ficção científica (e essa aplicação real ainda está por muitos anos no futuro), o projeto OBServ agora é concebível graças a décadas de avanços nas áreas de neurociência, visão, bioengenharia e pesquisa em bioinformática. Todo esse trabalho árduo tornou o córtex visual primário, com seu sistema de fiação tipo quadro telefônico, entre as regiões mais bem compreendidas do cérebro.

O OBServ também tem implicações que vão muito além da perda de visão. Este projeto oferece a esperança de que, uma vez que outras partes do cérebro estejam totalmente mapeadas, pode ser possível projetar sistemas igualmente inovadores para facilitar a vida de pessoas com outras deficiências e condições.

Links :

Degeneração Macular Relacionada à Idade (National Eye Institute / NIH)
Laboratório Macknik (Universidade de Ciências da Saúde do SUNY Downstate, Brooklyn)
Laboratório Martinez-Conde (SUNY Downstate Health Sciences University)
Mostre-nos seu cérebro! (Iniciativa BRAIN / NIH)

Apoio NIH: Iniciativa BRAIN

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.